Quinta-Feira 25/04/2024 18:18

Assalto a agência em MS poderia ser um dos maiores do país, diz polícia

Ações Policiais - Organização Criminosa

Divulgação/PC

A Polícia Civil apresentou nesta segunda-feira (23), parte de uma organização criminosa que, na madrugada deste domingo (22), tentou assaltar a Central do Banco do Brasil, localizada no Bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

A ação desencadeada pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) impossibilitou que a quadrilha conseguisse ter acesso aos cofres da agência bancária. Estimativas apontam que cerca de R$ 300 milhões pudessem ser levados em caso de sucesso dos criminosos e poderia ser um dos maiores do país.

Fruto de pelo menos seis meses de investigações, a ação resultou na prisão de sete pessoas. Outros dois criminosos foram mortos durante troca de tiros no momento da abordagem.

De acordo com o delegado João Paulo Sartori, a quadrilha pode ter gasto em torno de R$ 1 milhão para estruturar a ação. O valor estimado se refere a pagamento das pessoas que cavaram o túnel, aluguel de imóveis pela cidade, contas de água e luz que teriam sido criadas por meio de documentos falsos, alimentação, entre outros. Estima-se que cerca de 25 pessoas estejam envolvidas.

O imóvel, situado na rua Minas Gerais – próximo à agência bancária no bairro Coronel Antonino, é um galpão cercado por empresas, o que ajudou a não chamar a atenção das pessoas que trabalham ou moram na região.

"Eles alugaram o local com uso de documento falso e, a princípio, o proprietário não tinha conhecimento da ação criminosa. Depois, eles fizeram uma porta para tampar a vista da edícula e, em seguida, começaram a cavar túnel”, explicou o delegado.

Os criminosos fizeram uso de ferramentas manuais, de forma a produzir o mínimo de barulho possível. Até um macaco hidráulico foi utilizado para que o piso da sala onde o dinheiro estaria guardado fosse rompido sem que chamasse a atenção.

O túnel, de cerca de 6 metros de profundida e 70 metros de comprimento gerou aproximadamente 100 metros cúbicos de terra, que foi acondicionada em sacos colocados no galpão do imóvel.

Durante a coletiva de imprensa foram apresentados os criminosos presos, materiais utilizados na ação e veículos apreendidos.

Morreram na troca de tiros: José Willian Nunes Pereira da Silva (48) morreu no confronto; Renato Nascimento (42), um dos mentores do crime e responsável pela cooptação dos comparsas.

Conforme o delegado Sartori, a ação policial faz parte da operação Hórus, desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, e que visa fortalecer o combate aos crimes na região da fronteira do país.

Ele explicou ainda que as investigações para identificar e prender os demais integrantes da quadrilha continuarão sendo realizadas.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens