Quinta-Feira 25/04/2024 16:48

Arroba do boi teve desvalorização de 22% no Estado desde dezembro

Estado - Pecuária - Preço da Arroba

Preços da arroba recuaram neste mês mas valores da carne continuam em alta. (Arquivo)

O preço da arroba do boi caiu 22% desde o "boom" da alta da carne no final do ano passado em Mato Grosso do Sul. O máximo que os pecuaristas conseguiram no preço do boi no ano passado aqui no Estado foi R$ 220 a arroba, e hoje os preços estão sendo negociados a R$ 170 a arroba.
De acordo com o presidente da Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigorfíficos e Distribuidores de Carne de MS), Sérgio Capuci os preços estão caindo também no atacado. Mas antes que o consumidor se empolgue e parta pra organizar o churrasco, ele diz que os consumidores podem esperar uma redução nos preços da carne mas não nos níveis que estavam há cinco meses.

De acordo com fontes do setor, a pecuária passa por um momento de reorganização do mercado. Há um ajuste de preços e uma busca por equilíbrio. A avaliação é de Thiago Bernardino de Carvalho, pesquisador do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Carvalho diz que são muitos os agentes nesse mercado, e que não há ainda uma tendência definida de preços. Com a renegociação de contratos pela China e a acomodação do mercado interno, o setor ainda deverá definir um novo patamar de valores.

A notícia da exigência chinesa de renovação de contratos com valores até 30% menores impactou o mercado pecuário. “A renegociação de preço com a China procede é realidade todos os frigoríficos do Brasil na área de bovino tiveram que conceder descontos, estamos todos esperando q o mercado se estabilizar em toda a cadeia produtiva”, destacou o presidente da Asscocarnes/MS.

As margens das indústrias são menores e as pressões vêm não apenas das renegociações externas, mas também de dificuldades internas.

Recuo - Como sempre ocorre em janeiro, o poder de compra dos consumidores, devido aos gastos de final de ano e aos custos extras do início, fica menor. Haverá um acerto nos estoques e nos preços, segundo o pesquisador.

O novo patamar não será o dos valores explosivos do final do ano passado, mas ficará acima do da média de negociações de 2019.

Isso deverá ocorrer porque antes mesmo da repentina elevação de preços de novembro, o mercado já vinha se ajustando para cima a partir de agosto.

Para ele, cada região tem suas especificidades, e os valores de negociações vão se comportar conforme as necessidades da indústria.

Em algumas regiões, os frigoríficos poderão fazer compras maiores para o cumprimento de contratos, procurar por um boi de melhor qualidade ou acelerar as aquisições devido a uma escala curta. O desempenho de cada um dará ritmo às negociações das áreas em que atuam.

A expectativa dos pecuaristas é que, no médio prazo, haja uma sustentação dos preços. Os estados do Sul e de Mato Grosso do Sul tiveram dificuldades na reposição de bezerros, o que vai afetar o mercado a partir de abril.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens