Sexta-Feira 19/04/2024 16:08

Universidade dá curso de alfabetização gratuito no DF e em 4 estados

Brasil - Educação - Alfabetização

Fernando Frazão/Agência Brasil

A Universidade Estácio de Sá está com inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, que oferece cursos gratuitos a analfabetos. As inscrições podem ser feitas diretamente nas salas de matrícula das 12 unidades da Estácio participantes.

“As equipes estão preparadas para receber essas pessoas”, disse hoje (7) a coordenadora do programa, Alexandra Witte. A partir de 1º de março, os candidatos serão chamados para entrevista nas unidades onde fizeram a inscrição, e as aulas devem começar no dia 9 nas unidades da universidade, no período noturno. As aulas serão dadas por docentes da Estácio e estudantes dos cursos superiores de pedagogia, letras, história, geografia e matemática. São cinco alunos alfabetizadores, o que garante um ensino individualizado, informou Alexandra, que também é coordenadora de Responsabilidade Social da universidade..

Todo o material didático será gratuito. “A pessoa não paga nada para fazer o curso, não tem que comprar nada. Todo o material é dado pela Estácio. Isso é um grande facilitador”, disse Alexandra.

Segundo a coordenadora do programa, como Como se trata de um público muito tímido, os alunos recebem atenção especial, porque muitos acham que não são capazes de aprender, têm vergonha ou tiveram experiências ruins em escolas quando crianças. Alexandra ressaltou que a metodologia é especial: não tem avaliação, nem prova. Tudo é feito de modo que eles se sintam à vontade e não se preocupem com erros ou acertos. “O objetivo é estimular os alunos a aprender.”

A participação é aberta a quem 18 anos ou mais, sem limitação de faixa etária. “A gente tem alunos de 70 e 80 anos. Todos são muito bem-vindos ao projeto”. Alexandra destacou que, apesar de não saberem ler, muitos acumulam vários saberes durante a vida. Por isso, há uma troca muito grande. “A gente os ensina a ler e a escrever, mas aprende muito com eles também.”

Duração

Os alunos têm duas aulas por semana, com três horas de duração cada, durante quatro meses. Criado em 2018, o programa é semestral e está na quinta edição. Até agora, mais de 500 jovens e adultos passaram pelos cursos. Alexandra Witte disse que 80% dos alunos saem do programa alfabetizados. Cada turma tem 24 alunos. Neste semestre, haverá 12 turmas – uma por unidade da Estácio no país, o que representa quase 300 alunos.

Até o segundo semestre do ano passado, sete unidades participavam do programa. O número passou para 12, com a entrada das unidades de Natal e Aracaju, no Nordeste; de Taguatinga, no Distrito Federal, Resende e Queimados, no estado do Rio de Janeiro; e Interlagos e Carapicuíba, em São Paulo. Já estavam no programa as unidades da Estácio Via Brasil, Ilha do Governador, Alcântara, Taquara e Nova América, no Rio de Janeiro.

A coordenadora Alexandra Witte informou que o Programa de Responsabilidade Social da Estácio está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é garantir alfabetização a uma parcela substancial de adultos, incluindo homens e mulheres, e que estes adquiridam o conhecimento básico de matemática até 2030. De acordo com Alexandra, a Estácio pretende contribuir para a erradicação do analfabetismo no entorno de suas unidades, considerando que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais.

Alexandra disse ainda que os interessados podem obter mais informações nas salas de matrícula dos próprios campi da universidade ou por meio da central de atendimento, pelos números 0800 880 6767 ou 4003-6767.

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens