Sábado 27/04/2024 00:15

Leitura entre detentos é estimulada com a doação de livros a presídio de Ponta Porã

Estado - Geral - Presídio Masculino

Foto: Arquivo Subcom

 

Ponta Porã (MS) – A Unidade Penal Ricardo Brandão (UPRB), presídio masculino de regime fechado de Ponta Porã, recebeu este mês a doação de 30 livros que estão sendo utilizados no projeto de Remição pela Leitura, desenvolvido atualmente com 30 internos no local.

A doação foi feita pelo Fundo Social do Banco Sicredi, uma iniciativa que destina parte dos resultados da cooperativa para projetos que visam promover educação, saúde, cultura, esporte, manutenção ou recuperação ambiental e segurança.

Iniciada em agosto do ano passado na UPRB, a remição pela leitura atende à recomendação do Conselho Nacional e Justiça (CNJ), bem como ao que está estabelecido em uma Portaria conjunta das Varas de Execução Penal de Mato Grosso do Sul, publicada em abril de 2019.

Conforme a normativa, a contagem de tempo para fins de remição é feita à razão de quatro dias de pena para cada 30 dias de leitura. Ou seja, quem participa tem a oportunidade de remir 48 dias de pena por ano – o equivalente a um livro por mês durante 12 meses.

Executado pelo Setor Psicossocial do presídio Ponta Porã, o projeto conta com o apoio de voluntários da Universidade Paulista (Unip), que formam uma comissão de orientação e avaliação.  Depois de concluído todo o processo da leitura, o preso produz a resenha sobre a obra escolhida. O material é avaliado, recebe nota de zero a 10, e é encaminhado para o Judiciário. O texto que tem nota superior a 6 é validado, garantindo, assim, a remição dos quatro dias de pena.

A doação dos livros foi realizada pelo Sicred após solicitação encaminhada pela direção do presídio, com o objetivo de ampliar as possibilidades de leitura no local,com foco na ressocialização. Dessa forma, o presídio de Ponta Porã tem conquistado um salto nas possibilidades de educação aos detentos. Em agosto do ano passado, por exemplo, foi implantado o oferecimento de ensino superior no estabelecimento prisional, por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e a Faculdade Integrada de Ponta Porã (FIP/MAGSUL), em conjunto com Unip, através do sistema de Ensino à Distância (EAD).

“Acreditamos que a educação transforma a sociedade e é uma ferramenta eficaz de reinserção social, por isso estamos em constante busca por parcerias, no sentido de ampliarmos as oportunidades de ensino aqui na unidade penal”, comentou do diretor da UPRB, Carlos Eduardo Lhopi Jardim. “Estamos muito gratos ao Sicred por somar forças conosco nesta causa. A cada reeducando recuperado, toda a sociedade sai ganhando”, finalizou.

As ações educacionais em presídios de Mato Grosso do Sul são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio de sua Divisão de Educação.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens