Sexta-Feira 29/03/2024 06:35

Coronavírus impacta luta dos atletas brasileiros por vagas em Tóquio

Mundo - Brasil - Esporte - Olimpíada

Vinicius Figueira vive expectativa por vaga olímpica — Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br

 

Vinicius Figueira não sabe se já está classificado para a Olimpíada de Tóquio. O atleta de 28 anos vive a expectativa de se garantir na estreia do karatê nos Jogos, e a vaga pode chegar em um e-mail. A situação incomum é um efeito da epidemia do coronavírus (covid-19), que provocou cancelamentos e adiamentos de competições, bagunçando a corrida olímpica de várias modalidades. O caminho até o Japão foi impactado, e os brasileiros não passaram ilesos às mudanças de rotas para chegar à "Terra do Sol Nascente".

Junto com as confederações nacionais, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) acompanha diariamente as mudanças de planos provocadas pelo coronavírus, seguindo as orientações das federações internacionais de cada esporte e do Comitê Olímpico Internacional (COI). O karatê e o judô foram as modalidades mais afetadas, mas o basquete 3x3, o skate, a natação, o tênis e muitas outros esportes foram atingidos de alguma maneira. Saiba o que mudou no caminho dos brasileiros até Tóquio.

Karatê e a vaga pendente

O caso de Vinicius Figueira é o mais curioso. O carateca é o quarto colocado do ranking para a disputa da categoria até 67kg do kumitê e ocupa a última vaga olímpica disponível pelo ranking - ainda há um pré-olímpico mundial e vagas continentais. A etapa da Premier League de Rabat fecharia o ranking olímpico neste fim de semana, mas o Marrocos cancelou o torneio e lançou a dúvida. A Federação Internacional de Karatê (WKF) não definiu ainda se vai dar por encerrado o ranking olímpico (e aí Vinicius estaria classificado) ou se vai estender o período de ranqueamento para incluir a etapa de Premier League de Madri, entre 17 e 19 de abril (e aí o egípcio Ali Elsawy é o único que tem chance de ultrapassar o brasileiro).

- Estou na Turquia. Estava aqui me preparando para Rabat, que seria a última competição antes do fechamento do ranking olímpico. Agora estamos aguardando a posição da Federação Internacional e do COI. Como eu acredito que Madri deve pontuar para o ranking, coloquei essa competição como meu objetivo hoje. Estou treinando muito focado nessa competição, porque quero muito essa vaga. Se um dia eu acordar com a notícia de que o ranking fechou, ótimo, mas evito até pensar nisso para não ficar em uma zona de conforto - disse Vinicius.

Mas a Espanha é o quinto país mais atingido pela epidemia de coronavírus, com 1.547 infectados e 35 mortes. Assim, até a etapa de Madri está sob risco de também não ocorrer. Mesmo o pré-olímpico mundial, programado para Paris, no início de maio, pode ser adiado ou mesmo cancelado, já que a França também sofre com a contaminação por covid-19.

Judô muda calendário

O judô também foi uma modalidade muito impactada. Na reta final do período de obtenção de pontos para o ranking olímpico, a Federação Internacional de Judô (FIJ) cancelou todos os eventos de março e abril. São meses em que o Brasil mirava crescer especialmente em duas categorias. Na -73kg masculina, Eduardo Barbosa hoje ocupa uma vaga continental. Na -57kg feminina, o Brasil busca uma substituta para a Rafaela Silva caso a campeã olímpica não consiga reverter na Corte Arbitral do Esporte a suspensão por doping - Ketelyn Nascimento precisa dobrar sua pontuação para entrar na zona de classificação.

- Mas não é momento ainda de desespero. É um momento de reflexão. Vamos investir em treinamento. Nosso camping de treinamento aqui no Brasil acontece neste mês. Temos uma adesão grande de atletas estrangeiros por causa do problema na Ásia e na Europa - disse Ney Wilson, coordenador da seleção brasileira de judô.

Nesta terça-feira, a FIJ adiou o encerramento do ranking de 25 de maio para 30 de junho. Com isso, o Grand Prix de Budapeste, na Hungria, entre 12 e 14 de junho, que distribuiria 700 pontos na corrida olímpica, virou um Grand Slam e passou a valer 1.000 pontos. Já o Grand Prix de Hohhot, na China, de 26 a 28 de junho, ainda é uma incógnita mas se ocorrer contará na busca por uma vaga em Tóquio 2020.

Basquete 3x3 sem data para a bola subir

A seleção brasileira masculina de basquete 3x3 é mais uma que teve o planejamento impactado pelo coronavírus. O pré-olímpico mundial na Índia foi adiado, mas a Federação Internacional de Basquete (Fiba) ainda não definiu uma nova data para a disputa. Os brasileiros esperam agora a definição da data do pré-olímpico para iniciar os treinos. A seleção feminina não se classificou para o pré-olímpico e não tem mais chances de ir a Tóquio.

Skate park em alerta

O skate, mais um esporte que estreia em Tóquio 2020, também já teve seu calendário prejudicado. Foram suspensos os Abertos de Nanjing (street) e Yangcheng (street e park), ambos na China, epicentro da epidemia do coronavírus. Só que a principal competição da modalidade park, o Mundial que encerra a corrida olímpica, está programada justamente para o território chinês, entre 25 e 31 de maio. Tudo indica que a competição mudará de palco ou de data.

Modalidades menos impactadas

Apesar das muitas restrições de viagens, são poucos os brasileiros que deixaram de competir mundo afora. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) cancelou a participação de 11 nadadores no Open do Mediterrâneo, disputado em Marselha, na França. Ygor Coelho, melhor brasileiro no badminton, teve uma competição na Alemanha cancelada. O Masters 1.000 de Indian Wells também foi cancelado, impedindo que os tenistas brasileiros buscassem pontos preciosos para o ranking olímpico.

A seleção masculina de polo aquático mudou sua programação de treinos na preparação para o pré-olímpico mundial de Roterdã, entre 22 e 29 de março. Os brasileiros iriam para Barcelona e depois para a Itália para treinar, mas a crise de coronavírus na Itália fez o Brasil optar por ficar apenas na Espanha.

GloboEsporte/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • Café da Manhã da FAEMS

    Café da Manhã da FAEMS

    Cidade:Campo Grande
    Data:19/09/2011
    Local:ACICG - Associação Comercial de Campo Grande

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens