Quinta-Feira 25/04/2024 10:12

Coronavirús afeta agronegócio no MS

Estado - Agronegócio - Coronavírus

Foto: ruralnewsms.com.br

 

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico ( OCDE ) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial para 2020, passando a projetar um crescimento de 2,4 %, menor expansão desde 2009. A desaceleração da economia chinesa exige do Brasil e de Mato Grosso do Sul atenção em relação à diminuição da demanda pelas principais commodities brasileiras e da produção industrial. A China é a maior exportadora e a segunda maior importadora do mundo. No ano passado, o país asiático foi destino de 42,9 % das exportações do agronegócio de Mato Grosso do Sul, especialmente produtos florestais, complexo de soja e carnes.

O consultor em comércio exterior Aldo Barigosse explica que a China é a maior propulsora em termos econômicos e que a mudança na demanda do país afeta Mato Grosso do Sul. “ Se um grande comprador como a China reduz a compra dos nossos insumos, que eles usam nas indústrias deles, isso afeta o preço mundialmente, o produtor vendendo menos vai produzir menos e empregar menos, e toda a cadeia no que se refere à soja vai render menos”, explica Aldo.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul ( Famasul ), Mauricio Saito, “ainda não se pode mensurar os demais impactos econômicos nas atividades econômicas envolvendo serviços, comércio e indústria. O Sistema Famasul segue monitorando os possíveis impactos econômicos e analisando os dados oficiais das exportações do mercado de MS ”, afirmou Saito.

O secretário – adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar ( Semagro ), Ricardo Senna, acredita que o Estado vai se recuperar deste momento. A produção de grãos de MS será recorde. Em fevereiro de 2020, Mato Grosso do Sul exportou 40,2 mil de toneladas de soja em grãos, retração de 78,91 % em relação a 2019. As receitas totalizaram US $ 16 milhões, retração de 79,60 % em relação a fevereiro de 2019. Mais do que a escassez de insumos da indústria, o principal impacto de uma crise mais longa provocada pelo coronavírus para o Brasil deve ser na balança comercial.

A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio ( IPF – MS ), Daniela Dias, destaca que o coronavírus já tem influenciado na balança comercial. “ O País demanda muitos produtos industrializados da China, somos grandes consumidores dos produtos.

Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul ( Fiems ), Sérgio Longen, o Brasil registra abalos diretamente no câmbio e, por consequência, na vida econômica do País. A China tem diminuído a produção industrial sistematicamente e, como hoje atende grande parte da produção mundial, acaba refletindo na economia de diversos países. “ Embora o novo coronavírus seja a grande preocupação.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens