Sexta-Feira 05/06/2020 11:13

Argentina decreta fechamento total de fronteiras até o fim do mês

Mundo - Política - Fronteiras

© Fernando Frazão/Agência Brasil

O governo argentino publicou decreto que determina o fechamento de todas as fronteiras (terrestres, aéreas e marítimas) a partir de 0h de hoje (27). Apenas poderão entrar no país, até o final do dia de amanhã (28), os argentinos que estão em trânsito e já haviam passado pelos trâmites de migrações nos aeroportos, no momento do decreto. A medida é para evitar a propagação do novo coronavírus. A Argentina tem 589 casos confirmados da doença e 13 mortes.

O Decreto de Necessidade e Urgência, publicado no Diário Oficial do país, amplia os alcances de decisão tomada na sexta-feira passada (13), que restringia a entrada de estrangeiros não residentes no país. A nova medida é válida para todos os argentinos, residentes ou não, e estrangeiros.

O decreto estabelece que "até 31 de março, inclusive, (todos) devem abster-se de comparecer aos locais de trabalho e não podem circular nas ruas, estradas e espaços públicos. Somente poderão fazer saídas mínimas e essenciais para adquirir suprimentos de limpeza, medicamentos e alimentos. Durante o período do isolamento, eventos culturais, recreativos, esportivos, religiosos ou qualquer outro tipo de evento que envolva a participação de pessoas não podem ser realizados. Também está suspensa a abertura de lojas, shopping centers, estabelecimentos de atacado e varejo e qualquer outro local que exija a presença de pessoas".

O ministro de Defesa, Agustín Rossi, disse que há exceções, como o transporte e distribuição de alimentos, medicamentos e itens de higiene.

Segundo o ministro, apesar do fechamento dos aeroportos ter diminuído a entrada de pessoas no país, havia um tráfico intenso nas fronteiras terrestres e nos portos. Os voos foram suspensos no dia 16 deste mês.

Outras exceções, que poderão entrar e sair do país, são as pessoas envolvidas no transporte de mercadorias, por meios aéreos, terrestres, marítimos e fluviais.

Também poderão circular os profissionais envolvidos em atividades essenciais, como os profissionais da saúde, forças de segurança, Forças Armadas, bombeiros, serviços meteorológicos. São exceções também as autoridades nacionais, como senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores, etc; trabalhadores da Justiça, pessoal diplomático estrangeiro creditado junto ao governo argentino e profissionais de serviços funerários.

Poderão circular os profissionais de empresas de serviços básicos, como água, luz e esgoto, além dos trabalhadores de supermercados, indústrias de alimentos e itens essenciais, da imprensa, de obras públicas e de limpeza urbana.

Em um outro decreto, presidente Alberto Fernández, anunciou um bônus salarial de 5000 pesos argentinos (cerca de 400 reais) nos meses de abril, maio, junho e julho, para os profissionais da saúde envolvidos no atendimento dos casos de coronavírus.

Argentinos no exterior

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou também o cancelamento de voos de repatriação pagos pelo Estado. Estima-se que haja entre 10 mil a 15 mil argentinos no exterior. O governo afirma que trabalhará para repatriar essas pessoas, respeitando certas prioridades. Primeiro serão atendidos aqueles que têm riscos à saúde ou mulheres grávidas.

A Agência Nacional de Aviação Civil argentina autorizará somente voos "excepcionais" e "humanitários". A situação dos argentinos será avaliada país a país e, se necessário, será implementado um voo excepcional para repatriar os cidadãos.

De acordo com o jornal argentino La Nación, Fernández conversou com o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador. Ficou acertado que um avião militar mexicano poderá viajar para o país nas próximas horas com cerca de 200 argentinos e depois retornar com cidadãos mexicanos. O mesmo procedimento pode ser feito em relação a Cuba.

Para os argentinos que estão em viagens no exterior e que foram surpreendidos pela medida, o governo está analisando opções. Os consulados e as embaixadas darão orientação sobre acomodações baratas, alimentos e remédios. Também será solicitada a colaboração de organizações não governamentais, igrejas e da comunidade argentina no exterior para acomodar essas pessoas.

O ex-presidente Mauricio Macri escreveu em sua página no Twitter: "Queremos pedir ao presidente Fernández que reconsidere sua decisão de impedir o regresso dos argentinos fora do país. Muitos deles estão à deriva, dormindo em aeroportos, expostos a se contagiar e angustiados por seu futuro".

Agência Brasil/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens