Sábado 27/04/2024 00:58

Casos de Covid-19 crescem no mesmo ritmo que a população fica nas ruas; Brasil registrou 114 mortes nas últimas 24 horas

Estado - Saúde - Coronavírus

Foto: Edemir Rodrigues

 

Campo Grande (MS) – O Brasil registrou ontem (7.04) pela primeira vez, desde o início da pandemia, 114 mortes em um único dia. Elevando para 667 o número de vítimas fatais da Covid-19 no país. Nos últimos dias Mato Grosso do Sul também viu os casos confirmados darem um salto de 66 para 85, de segunda-feira (6.04) para esta quarta-feira (8.04). E até o momento, duas mortes foram registradas no Estado.

No mesmo ritmo de casos suspeitos, confirmados e mortes, também aumenta a movimentação de pessoas nas ruas. Dados do monitoramento por geolocalização mostram que 52,3% da população de MS contrariou as recomendações de isolamento social nesta terça-feira, e apenas 47,7% permaneceu em casa.  Com esse percentual o Estado continua em segundo lugar no ranking das unidades da federação com pior taxa de isolamento do País. 

De maneira “silenciosa”, os casos no Estado estão aumentando e preocupando as autoridades. Além da Capital que tem 48 casos confirmados, Nova Andradina e Batayporã, por enquanto, são as cidades com maior número de contaminados no Estado, com 9 e 6, respectivamente.

Baixo isolamento X Aumento de casos 

Dois municípios sul-mato-grossenses são exemplos claros de que isolamento precário pode acarretar crescimentos no números de casos da doença. De segunda para terça, Nova Andradina com 45,5 mil habitantes (IBGE), teve um salto de 3 para 9 casos confirmados de coronavírus. Porém o comportamento da população em relação a necessidade do isolamento social, tem sido contrário, e os dados mostram taxa de isolamento inferior a 47% na cidade.

Com pouco mais de 11 mil habitantes (IBGE), Batayporã tem agravante de duas mortes ocorridas no município. A primeira no dia 31 de março, e a segunda no dia 6 de abril. O fator preocupante é que apesar da gravidade da pandemia, o monitoramento indica que metade da cidade continua nas ruas.

O apelo das autoridades e especialistas de todo o mundo tem sido para a população permanecer em casa, e apontam a medida como a unica maneira de evitar o agravamento da pandemia. Manter os cuidados de higiene e fazer o uso de máscaras também é uma recomendação essencial para reduzir o número de pessoas contaminadas, e evitar o pico da doença que pode sobrecarregar o sistema público de saúde.

Os dados são fornecidos pela startup da In Loco, que usa dados de geolocalização para mapear estados, municípios e regiões para mensurar a taxa média de isolamento social. A ferramenta será utilizada pelo Governo do Estado para direcionar ações de enfrentamento ao Coronavírus nos municípios e regiões com menos adesão ao isolamento.

Boletim atualizado

Nesta quarta-feira (8.4) a Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou 5 novos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul, totalizando 85 casos confirmados e 43 suspeitos. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens