Quinta-Feira 28/03/2024 09:18

Bolsistas da Fundesporte mantêm rotina de treinos durante isolamento social

Estado - Esporte - Isolamento Social

Fotos: Divulgação

Campo Grande (MS) – A disseminação do novo coronavírus (Covid-19) alterou radicalmente a rotina de atletas de alto rendimento, principalmente com o fechamento temporário de academias, parques e demais locais destinados à realização de atividades físicas. Os desportistas, muitas vezes habituados a treinar em espaços ao ar livre ou na companhia de outros atletas, com orientação técnica presencial, agora têm se virado para dar continuidade aos treinamentos em casa.

Durante o período de isolamento social, os contemplados pelo programa Bolsa Atleta, concedido pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), mantêm os treinamentos em suas residências com a ajuda de utensílios domésticos e com acompanhamento técnico à distância.

De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, há expectativa para a retomada do calendário esportivo estadual e nacional ainda este ano e os atletas devem procurar manter o condicionamento físico e técnico. “É fundamental que os atletas busquem formas de se manter ativos, com exercícios gerais e treinamentos específicos de cada modalidade, já que esperamos que a pandemia passe logo e que as competições aconteçam. O atleta que conseguir manter um nível razoável de treinamento específico certamente sairá na frente de outros atletas e não irá se expor ao risco de lesões em função da pressa para atingir melhores resultados”.

É o caso da ciclista Ana Gabriela Nogueira, que pedalava diariamente pelas ruas e avenidas de Campo Grande, antes do período de reclusão domiciliar recomendado pelos órgãos de saúde. “Mudou completamente, eu só treinava na rua. Agora, meus treinos com a bike são no rolo fixo (ferramenta que permite pedalar sem sair do lugar). Complemento com um treinamento funcional e levantamento de peso, usando tudo que aprendi nesses anos de atleta e com meus treinadores”.

No entanto, a campo-grandense está otimista quanto ao retorno à normalidade. “Acredito que vai demorar mais um pouquinho, mas confio que ainda darei continuidade às competições deste ano. Tudo passará, é só uma fase”.

Agnaldo Moura, do atletismo, também teve o cotidiano de treinamentos alterado de forma repentina. A maior parte de suas atividades era realizada em ambientes externos. “Para mim, está sendo um momento não tão difícil, mas sim de reflexões para algumas de nossas ações antes da pandemia. Eu estava focado nas competições previstas para o primeiro semestre”.

Para conservar o desempenho físico, o atleta da Capital prioriza o fortalecimento da musculatura. “Estou fazendo mais treinos anaeróbicos, pequenos funcionais e circuitos, para trabalhar o fortalecimento muscular e, assim, prevenir lesões quando retornar às atividades normalmente e competir em ótima forma”.

Para Edineia Camargo, atleta da seleção brasileira de Kung Fu Wushu, o período de isolamento, para evitar o contágio viral, serve para reflexão a respeito da importância do esporte em sua vida. “Me fez pensar em quanto amo o que faço e nas coisas realmente são importantes, como família, amigos e pequenos gestos que, na correria do dia a dia, passavam despercebidos. Não é fácil pensar que talvez ficaremos longe das competições por mais algum tempo, mas esse momento deve ser de resiliência, fé, esperança e otimismo por dias melhores no esporte e no mundo”.

“Consigo fazer em casa treino de flexibilidade, aeróbicos (pular corda, rounds), circuitos com exercícios funcionais voltados à luta, sequências de golpes específicos da minha modalidade com uso de manoplas e aparadores de chutes”, completa a multicampeã sul-mato-grossense na arte marcial chinesa, que ainda realiza consultas online com nutricionista e psicóloga.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens