Sexta-Feira 19/04/2024 19:30

Sem cura para Covid-19, autoridades ainda têm que achar “fórmula” para fazer população aderir ao isolamento social

Estado - Geral - Isolamento Social

Fotos: Chico Ribeiro

 

A falta de entendimento por parte das pessoas sobre a importância em diminuir as “saidinhas” é ponto preocupante para àqueles que lutam para manter o sistema de saúde sadio

Campo Grande (MS) – Sem ainda uma medicação eficaz para acabar com o problema da pandemia do Covid-19, autoridades que têm o dever de tratar  da saúde dos pacientes,  ainda têm que encontrar uma fórmula de convencimento junto à população para mante-se em isolamento social, que hoje é a única maneira de conter o avanço da doença.

Apesar de visível crescimento no números de infectados e também de mortes pelo País, avança também, na contramão, o índice de desobediência ao simples hábito que pode salvar vidas: ficar em casa.   

A taxa média do isolamento social no Brasil nesta terça-feira (28.4) foi de 49,2%. Pesquisa do Datafolha realizada no começo dessa semana mostra atual cenário de divisão do brasileiro quando o assunto é o distanciamento social. O número de pessoas que apoiam o retorno ao trabalho de quem está fora do grupo de risco é de 46%, e dos que querem a permanecia do isolamento geral é de 52%. No início de abril, a mesma pesquisa chegou a registrar 37% e 60%, respectivamente.

 

Nesta terça-feira, o Brasil passou a China em número de vítimas fatais da doença. Em pouco mais de um mês desde os primeiros casos em 23 de março, já são 5.083 mortos.

Cenário regional

Diariamente o Governo do Estado vem pedindo a contrapartida da população sul-mato-grossense na tarefa de dificultar a expansão do vírus, porém, dados do monitoramento mostram que a orientação não se ecoa e os números apresentam quedas diariamente no quesito “ficar em casa”, mas ganham níveis maiores no tema “casos confirmados”, que hoje já são 249 em Mato grosso do Sul, acréscimo de 3,8% em 24 horas. 

Mais uma vez o Estado amarga a penúltima posição no ranking do isolamento nacional. A taxa de pessoas que mantiveram o distanciamento foi de 42,7%. Entre os municípios, Bela vista continua dando bom exemplo e se mantém no topo dos melhores, com índice superior ao considerado adequado pelas autoridades, 80,5%. Na outra ponta, com pior adesão também continua o município de Jardim, com apenas 35,2% de isolamento social.

Municípios como Três Lagoas, Paranaíba, Baytaporã, Campo Grande e Dourados, que já registraram mortes pelo Covid-19, não estão fazendo o dever de casa. A maioria nem mesmo alcança a média do Estado. Apenas Baytaporã ultrapassa a casa dos 42,7, mas está muito longe da taxa considerada adequada de 60%. (Veja quadro ao lado).  

Diante deste cenário, o Governo do Estado poderá adotar medidas diferenciadas para conter o crescimento da doença nas regiões onde não acontece o isolamento social de forma efetiva. 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens