Sexta-Feira 29/03/2024 10:21

Número de focos de incêndios em abril supera média histórica de 21 anos em MS

Estado - Natureza - Incêndios

Foto: Google Imagens

O número de focos de calor em Mato Grosso do Sul no mês de abril já chega a 813, superando todos os registrados no mesmo período, desde o início do monitoramento feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1999.

Atualmente, os incêndios se concentram na região do Pantanal, onde brigadistas do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis) e Corpo de Bombeiros de Corumbá estão trabalhando há pelo menos uma semana.

De 1º de janeiro a 30 de abril, o Inpe registrou 1.864 focos de calor no Estado, sendo que 1.815 se concentram no Pantanal.  Em igual período do ano passado, foram 1.061 focos e, somente em abril de 2019, o instituto contabilizou 70 pontos de calor em MS.

De acordo com o tenente-coronel Waldemir Moreira Junior, chefe do Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros/MS, a situação é considerada crítica. Desde março, as equipes estão combate incêndios em MS, como o ocorrido na APA (Área de Proteção Ambiental) da Baía Negra.

Há pelo menos uma semana, os incêndios começaram no entorno e na Fazenda Santa Tereza e outros focos foram registrados em frente ao município de Corumbá e na Serra do Amolar, já na região do Mato Grosso.

Air Tractor e equipes em terra no combate aos incêndios no Pantanal (Foto/Divulgação: CB)
As equipes contam com duas aeronaves Air Tractor do Corpo de Bombeiro de Mato Grosso e do Distrito Federal. O helicóptero da PM (Polícia Militar) de MS estava no apoio, mas teve que retornar e, por isso, um do Ibama já chegou a Corumbá para o trabalho de apoio no início da tarde.

Na Fazenda Santa Tereza, onde uma das bases de trabalho dos bombeiros foi montada, seis brigadistas foram contratados e o combate ao incêndio recebeu apoio da Marinha de Ladário, que tinha enviado helicóptero e mais dois bombeiros foram deslocados para a área.

Segundo o tenente-coronel, os focos na fazenda e próximo de Corumbá foram extintos. O trabalho se concentra, agora, na Fazenda Jatobazinho e Porto Laranjeiras, áreas de difícil acesso, sendo necessário apoio aéreo para facilitar a chegada das equipes de combate a incêndio.

No sobrevoo, Corpo de Bombeiros identifica áreas de incêndio no Pantanal (Foto/Divulgação: Corpo de Bombeiros)
Os bombeiros montaram outra base de apoio na escola rural desativada da Fazenda Jatobazinho. Para chegar ao local dos incêndios, é preciso fazer travessia de 95 quilômetros por barco, seguida de caminhada.

Foram deslocados 14 bombeiros para o trabalho de combate na região. O Ibama enviou contingente de 15 brigadistas, distribuído em três esquadrões, sendo que dois ficarão estabelecidos na Jatobazinho e um no Porto Laranjeiras.

O superintendente do Ibama em MS, coronel Luiz Carlos Marchetti, disse que o helicóptero enviado esta manhã para a região da Fazenda Jatobazinho servirá de apoio, enviando suprimentos e parte da equipe, enquanto outro grupo segue por terra.

A maior dificuldade nesse tipo de terreno é a grande quantidade de matéria orgânica no subsolo, além na dificuldade de acessar áreas alagadas e pantanosas

Marchetti alerta a tendência de piora para os próximos meses. O apoio, normalmente dado a partir de julho a dezembro foi novamente antecipado por conta da dimensão e antecipação dos incêndios. O risco, segundo o coronel, é com inverno seco, que pode deixar a vegetação mais propícia aos incêndios no período de estiagem e calor. 

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens