Quinta-Feira 25/04/2024 04:40

Projeto social do Governo vai confeccionar 40 mil máscaras para pessoas carentes

Estado - Ações Públicas - Comunidades Carentes

Fotos: Saul Schramm

 

Campo Grande (MS) – Projeto social do Governo de Mato Grosso do Sul, que reúne mão de obra voluntária e trabalho em prol de comunidades carentes, vai confeccionar 40 mil máscaras faciais de tecido que serão doadas para instituições de caridade e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. O acessório é um dos principais equipamentos de proteção individual em meio à pandemia do novo coronavírus.

Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (4) no projeto Rede Solidária do Jardim Noroeste, em Campo Grande. Mas antes mesmo das costureiras entrarem em ação, a união de esforços da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com a Sehast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) possibilitou a atividade.

“Conseguimos dois mil metros de tecido TNT para confecção de máscaras. Recebemos esse material da empresa Corttex, de Três Lagoas, e enviamos ao Senai, que tem todo o equipamento necessário para fazer o corte do molde das máscaras. Agora, as costureiras do Rede Solidária, da Sedhast, vão confeccionar as máscaras que serão doadas pelo Governo”, explicou o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

Os tecidos foram entregues às costureiras em pequenos formatos retangulares. “Levamos um dia, das 7h às 17h, para fazer os cortes dos moldes. Se fossem feitos de maneira manual, a estimativa é de que que os cortes durassem 10 dias. E a gente teria perdido aí aproximadamente 30% do material, pois acaba tendo certo desperdício”, contou o diretor do Senai Mato Grosso do Sul, Rodolpho Mangialardo.

Inicialmente, seis mulheres capacitadas no curso de corte e costura da Rede Solidária, oferecido em parceria com o Senai, vão confeccionar as máscaras. Mas esse número pode aumentar , conforme a disponibilidade da mão de obra. Na mini fábrica do projeto social, são 13 máquinas de costura disponíveis para a produção.

De acordo com a secretária da Sedhast, Elisa Nobre, todo o material será doado. “A destinação é para a própria comunidade, para entidades e instituições e para nossa equipe que trabalha com a entrega de cestas alimentares para os indígenas. Conforme forem saindo os lotes, vamos definindo a distribuição, dentro das prioridades”, explicou.

Para o empresário Roberto Faé, da Corttex, as doações são uma forma de ajudar o Estado e a população num momento de crise como este que o mundo todo enfrenta. “Sabemos da gravidade da situação e acredito que os empresários precisam unir forças para ajudar os mais necessitados. Nesse momento, a solidariedade deve vir primeiro, para que juntos consigamos sair dessa crise o mais rápido possível e com o menor número de perdas”, afirmou.

Além da doação de tecidos, a Semagro entregou à Sedhast 48 litros de álcool 70% para fazer a higienização do material.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens