Sexta-Feira 19/04/2024 16:41

No primeiro trimestre, MS registrou uma das menores taxas de desocupação do País

Estado - Economia - Empregos

Fotos: Divulgação

 

Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul registrou no primeiro trimestre deste ano uma média de 7,6% na taxa de desocupação, sendo a segunda menor registrada em todo o País e 4,6 pontos percentuais abaixo da taxa nacional, de 12,2%, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 

Na avaliação do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, o número traz preocupação, mas é reflexo das medidas do Governo do Estado para geração de emprego e renda. “Temos que avançar no apoio à reestruturação das cadeias produtivas e este é um dos focos do governo. Nosso olhar está voltado para o controle da pandemia com medidas de recuperação dos prejuízos e, para acelerar essa retomada econômica, estamos conversando com todos os segmentos”, explica Riedel.

De acordo com o IBGE, a taxa de desocupação do país no 1º trimestre de 2020 foi de 12,2%, subindo 1,3 pontos percentuais em relação ao 4º trimestre de 2019 (11,0%). Na comparação com o mesmo trimestre de 2019 (12,7%), houve queda de 0,5 p.p. As maiores taxas foram observadas na Bahia (18,7%), Amapá e Roraima (16,5%), e as menores em Santa Catarina (5,7%), Mato Grosso do Sul (7,6%) e Paraná (7,9%).

Para o trabalhador de Campo Grande Daniel Zorrilha Barbosa, de 22 anos,  o começo do ano representou uma conquista, uma oportunidade de emprego. “Compareci à Funtrab no início deste ano, fui encaminhado para uma entrevista e participei do processo seletivo e, em dois dias, me deram o retorno de que eu havia passado nesse processo. Antes de conseguir este emprego, eu estava na informalidade há uns 4, 5 meses. Agora que eu entrei nesta empresa e tive noção do tamanho deste grupo, minha expectativa é sempre crescer. A quem está procurando, continue tentando, continue tendo esperança”.

Riedel reforça que os dados ainda não refletem o impacto do coronavírus em Mato Grosso do Sul e reafirma a importância da retomada segura da economia no Estado. “Isso não significa que possamos relaxar ou descuidar do comportamento de isolamento social, sob o risco de criar um impacto negativo na evolução da pandemia e perdermos o que conquistamos até agora”, alerta Riedel.

Para minimizar os impactos em relação ao segundo trimestre deste ano, o Governo do Estado prorrogou  o prazo para pagamento das parcelas de 6 mil contratos do FCO Empresarial (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) em Mato Grosso do Sul e os prazos referentes ao Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (Refis) do ICMS.  Além disso, uma resolução do Banco Central cria uma linha de crédito especial do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e prorrogação do pagamento das parcelas daqueles que já possuem financiamento.

 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens