Sexta-Feira 19/04/2024 09:30

MS tem a 3ª maior taxa de contaminação do novo coronavírus no País

Estado - Saúde - Coronavírus

Foto: Google Imagens

Mato Grosso do Sul ocupa a 3ª posição nacional entre os estados com maior avanço da taxa de contágio do novo coroavírus (covid-19), índice considerado alarmante por indicar franca evolução da doença, conforme a pesquisa do grupo Covid-19 Analytics. Em 15 dias, o índice passou de 0,81 para 4,93.

O Estado teve um "boom" de confirmações depois que casos se espalharam por plantas frigoríficas. O Frigorífico Brasil Global Agroindustrial Ltda., em Guia Lopes da Laguna, é o que tem mais funcionários contaminados - passou de 100 o número de positivos. Em seguida, está a Seara Alimentos (JBS) e a BRF S.A, ambos em Dourados, e em quarto lugar, o Frigorífico Franca Comércio de Alimentos Ltda., em Bonito.

Pelo levantamento, nos últimos dias, a taxa sofreu leve queda, mas se mantém como uma das mais altas do pais: 3,81. A média nacional é de 1,92.

O grupo é formado por professores da PUC-Rio, que criou modelo de previsão do avanço do doença no Brasil. Em relação a Mato Grosso do Sul, o índice de 0,8 foi calculado no dia 30 de maio e, a partir do dia 15 de maio chegou ao terceiro maior índice nacional. Isso quer dizer que cada habitante infectado transmitiu a doença para média de 4,93 pessoas, segundo a pesquisa. Com a taxa menor, essa proporção cai um pouco

"Isso significa que a cada 10 pessoas que têm o vírus, vamos contaminar 38 pessoas. Se essa taxa persistir, a cada 100 serão 380 infectadas a mais e assim por diante", explica o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende.

No boletim divulgado há pouco, ele falou sobre o alto índice de contágio. "Se essa taxa persistir, a cada 100 serão 380 pessoas a mais; cada um dos sul-mato-grossenses tem de colaborar neste momento”, disse o secretário.

A pesquisa, segundo divulgado pelo jornal O Globo, indica queda na taxa, porém, ainda longe do índice de 1,0 considerado básico para estabilizar a pandemia.

De 2,53 em 1º de maio, o número básico de reprodução (que indica a taxa de espalhamento do vírus e é representado em estudos pela variável R) chegou a 1,92 no domingo, o que ainda é considerado preocupante pelos epidemiologistas.

O estado com maior índice de contagio é Goiás. Por lá, cada habitante diagnosticado com Covid-19 aparentou contaminar em média 5,63 pessoas durante o período de infecção. A curva do estado está em franca evolução. No último dia 8 (ou seja: há menos de três semanas) o R era de 1,19.

No Rio Grande do Norte, a ascensão também chama a atenção. Neste mesmo período, o índice subiu de 1,9 para 4,88. É esperado que estados com a epidemia de início mais recente tenham número crescendo mais rápido, dizem os cientistas.

Hoje, quem está mais próximo da estabilidade é o Ceará. O terceiro estado em casos de Covid-19 (mais de 37 mil) registra R de 1,08. A taxa cearense foi de 3,01 em 22 de abril e tem caído desde então.

“Antes da segunda quinzena de junho não vamos ver um índice menor do que 1,0 no Brasil. Talvez em alguns municípios. Mas nos estados demora um pouco”, disse o pesquisador da Universidade da Califórnia e membro do Covid-19 Analytics, Gabriel Vasconcelos.

 O cálculo para chegar ao índice de reprodução inclui fatores como a taxa de crescimento e os números de pacientes recuperados e de casos ativos (que estão com a Covid-19 no momento).

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,059
Euro 5,481
Franco suíço 5,609
Yuan 0,699
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens