Quarta-Feira 01/05/2024 17:26

Resgate começa a avançar nas áreas mais afetadas pelo terremoto

Mundo - Geral - Em Busca de Sobreviventes

Uma semana depois do maior terremoto da história do Japão, as regiões devastadas começaram nesta sexta-feira a recuperar algumas infraestruturas essenciais e os sobreviventes a receber, a conta-gotas, alimentos e eletricidade.

 

O número de mortos pelo pior desastre do pós-guerra japonês já ultrapassou os 6.900, acima dos cerca de 6.500 que perderam a vida em 1995 no terremoto que assolou a cidade de Kobe, e espera-se que aumente ainda mais, já que há mais de 10.300 desaparecidos.

Cerca de 90 mil pessoas, incluindo militares e policiais, trabalham contra o tempo para enviar a locais seguros as 16 mil pessoas que continuam isoladas em precários abrigos localizados em áreas arrasadas de províncias como Miyagi, Ibaraki e Fukushima.

Além disso, há centenas de milhares de evacuados, boa parte deles por conta da crise na usina nuclear de Fukushima, onde os operários tentam por todos os meios evitar um grande vazamento de radioatividade que causaria um desastre e obrigaria o aumento da área de evacuação.

A emissora de televisão pública "NHK" falava nesta sexta-feira de perto de 400 mil pessoas abrigadas em 2 mil refúgios, muitas delas sem alimentos, eletricidade, gasolina nem calefação para ajudar a suportar as baixas temperaturas que castigam o nordeste do Japão.

As estradas, portos e aeroportos danificados estão sendo reparados pouco a pouco, e nesta sexta-feira a estrada de Tohoku, a principal via do nordeste, estava parcialmente aberta aos veículos de emergência.

O aeroporto de Sendai, que foi bastante afetado pelo tsunami, também foi aberto para a aterrissagem e decolagem de aviões e helicópteros de resgate.

Nessa mesma cidade, capital da província de Miyagi, quase todas as lojas da área comercial próxima à estação ferroviária reabriram nesta sexta-feira, assim como na vizinha Tome, onde foi possível restaurar a provisão elétrica.

 

Além disso, o "Shinkansen" - ou trem bala japonês - retomou nesta sexta-feira seus serviços entre as cidades de Morioka e Akita, após permanecer pela primeira vez em sua história paralisado durante uma semana.

Com a abertura das estradas, os veículos começaram a circular de novo, facilitando o auxílio às regiões devastadas, mas ainda muito lentamente: no povoado de Minamisanriku (também em Miyagi), que foi praticamente "engolido" pelo mar, os sobreviventes lamentam a escassez de alimentos, combustível e remédios.

"Passou uma semana e agora temos que enfrentar o frio. Em princípio havia umas dez pessoas doentes e agora são já 30, com resfriados, febres, diarreia e asma", declarava à "NHK" uma das enfermeiras de um abrigo desta área, que ainda está sem remédios e eletricidade.

Devido ao elevado número de imóveis destroçadas pelo tsunami, o governador de Miyagi, Yoshihiro Murai, reconheceu a impossibilidade de dar um teto aos sobreviventes em curto prazo, e pediu que na medida do possível se desloquem a outras regiões.

"As condições de vida melhorarão se os cidadãos se deslocarem a outras províncias. Não é um pedido vinculativo, mas espero que as pessoas afetadas cooperem", disse, citado pela agência local "Kyodo".

Estima-se que o realojamento dos afetados se prolongue por entre seis meses e um ano, até que se complete a construção de casas temporárias, acrescentou.

O Governo também avalia organizar uma grande transferência dos sobreviventes que estão nos abrigos da região de Tohoku a outras áreas, e o próprio primeiro-ministro, Naoto Kan, pediu nesta sexta-feira a outras províncias que colaborem na hora de acolhê-los.

As condições são especialmente duras para alguns pacientes que, por temor à radioatividade, tiveram que ser retirados de hospitais próximos à usina nuclear de Fukushima.

Segundo dados divulgados pela "Kyodo", pelo menos 21 doentes, muitos deles idosos, perderam a vida durante estas operações de transferência.

Além dos danos humanos, as primeiras avaliações revelam que o terremoto e o posterior tsunami destruíram pelo menos 11.991 casas, 1.232 trechos de estradas e causaram quase 270 incêndios.

 

 

Portal Exame/ V.H.

Resgate, Japão, Pessoas Desaparecidas, Fukushima, Desabrigados, Terremoto, Tsunami

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,196
Euro 5,566
Franco suíço 5,671
Yuan 0,718
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens