Sexta-Feira 29/03/2024 03:24

Ter só os direitos não resolve!

Estado - Opinião

Foto: onlinevida.com.br

Fazemos parte de uma sociedade que se diz livre de preconceitos e plenamente ciente dos direitos assegurados aos deficientes, mas a realidade mostra uma visão bem diferente disso.

As leis que garantem os direitos à acessibilidade não são recentes e, no papel, são bem abrangentes, porém, o que a sociedade oferece, na prática, a essas pessoas é quase nada, pois vemos as leis serem postas de lado, a fiscalização sendo insuficiente e os resultados são preocupantes.

Na cidade de Dourados existe uma situação que comprova essa realidade, pois o prazo para adequação das calçadas, com a colocação das guias, no quadrilátero central, já se esgotou, foi prorrogado e ainda não temos a conclusão das obras nem por parte do setor privado (muitas empresas ainda não se adequaram) e o pior, nem o setor público conseguiu se adequar. Isso abre uma discussão muito ampla, pois os direitos estão assegurados pela legislação, mas o que impede a sua execução­?

Muitas vezes, somos incoerentes em relação aos nossos pensamentos e atitudes, pois quando falamos o que pensamos sobre a acessibilidade argumentos lindos são empregados, porém, o que fazemos para que ela seja efetivada em nosso meio?

Vemos instituições públicas e não apenas as municipais, falo de entidades como o Fórum de nossa cidade que foi construído recentemente e suas calçadas foram feitas sem as guias e, agora, terão que ser adequadas, gastando mais dinheiro público, ou seja, nosso. Como vemos isso tudo? Será que nos preocupamos com nossos deficientes, o quanto eles merecem, pois são parte integrante da sociedade assim como qualquer outro ser humano, apenas precisam de maior atenção para que possam mostrar suas capacidades e habilidades.

Nossa sociedade brasileira, como um todo, precisa ser mais humana, pois o que vemos são as famílias dos deficientes se preocupando com essa questão, mas será que para entender as necessidades dos deficientes é preciso que tenhamos alguém com essas necessidades em nossa família? Será que somos incapazes de enxergar ao nosso redor com uma visão humanista? Será que só vamos respeitar as vagas de estacionamento específicas para os deficientes e idosos, quando formos um deles?

Para que essa situação seja resolvida é preciso que olhemos e passemos a agir de maneira menos hipócrita, ou seja, precisamos falar menos e agir mais, respeitar mais, sermos mais conscientes em nossas atitudes e pensarmos que algumas pessoas nascem com deficiências, porém, muitas pessoas tornam-se deficientes depois de doenças ou acidentes, ou seja, nenhum de nós está livre de viver essa realidade constrangedora a que nossos deficientes estão sendo submetidos hoje em dia.

Vamos fazer a diferença de verdade. Vamos tomar atitudes que mostrem que fazemos a nossa parte. Vamos mostrar que nos importamos com essas pessoas que, como nós, precisam de liberdade para ir e vir e fazer com que isso se torne real na vida deles. É o mínimo que podemos fazer para tentarmos reparar o tamanho descaso a que submetemos todas elas durante tantos anos.

(Profª.Esp. Dirlene J. Colla da Silva)

 

     

      

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens