Quarta-Feira 24/04/2024 00:23

É se dando, que se recebe: A dinâmica das trocas no novo cotidiano corporativo

Estado - Opinião

 

Recentemente fui convidado a proferir uma palestra que abordasse sobre o que as empresas esperam dos gestores nessa nova configuração dos mercados.

Comecei então a refletir sobre o tema proposto e cheguei à conclusão que não se tratava apenas de esperar dos gestores, mas também de oferecer, ou seja, uma troca, já que as empresas e os colaboradores ofereciam, mas também esperavam receber algo em troca.

Constato que, a menos de uma década, começam mais fortemente os processos de profissionalização das empresas e dos trabalhadores. Nesta nova fase, as exigências começam a ser maiores e as trocas, muito mais negociadas por todos os envolvidos. 

Atualmente os gestores já entendem que para se tornarem produtivos, precisam investir fortemente nestes processos de troca. Ou seja, sabem que podem solicitar alguma coisa das empresas, mas em contrapartida, devem oferecer algo (não necessariamente nesta ordem) que vá além dos portões da instituição: que favoreça a sociedade.

Claro que não é tão simples assim, tampouco na amplitude necessária, mas é inegável que essa ação já é uma realidade.

Neste processo, o gestor deve solicitar:

 

a) A si mesmo: que tenha bons conhecimentos da tecnologia utilizada no desenvolvimento das suas atividades, seja globalizado, tenha um comportamento exemplar, que cuide do seu “eu” (corpo, mente e espírito), tenha um perfil profissional (Autônomo, colaborativo, versátil, empreendedor, que tenha autoconhecimento e competência emocional, etc.), que seja um líder ecológico (aquele que se preocupa em saber se o resultado das suas decisões será positivo para ele mesmo, para a empresa, para a sociedade).

b) Ao colaborador: que esteja aberto ao intercambio de experiências, tenha autogerenciamento das atividades/autonomia, que seja responsável.

c) A empresa: que dê apoio para as suas iniciativas.

Como é uma troca, o gestor deve oferecer:

a) Ao colaborador: ouvir o que ele tem a dizer e considerar o seu pensamento, considerar também a individualidade, dar feedback constantemente mesmo que de maneira informal, possibilitar as boas relações interpessoais, desenvolvimento profissional, abertura para trabalhar com a diversidade, investimentos em qualidade de vida no trabalho, senso de justiça, entre outros.

b) À empresa: ideias criativas e produtivas, operar com as instabilidades do mercado, simplificação de processos, visão além de, e bons resultados, no mínimo.

c) Ao mercado: excelente formação profissional, diferenciais e inovação.

d) À sociedade: responsabilidade social, sustentabilidade e outras demandas.

Diante do que foi dito até aqui, reflita e se conscientize de que, todos nós queremos receber, mas para isso ocorra, alguém precisa oferecer. Caso contrário esse nosso objetivo nunca seria alcançado. Concorda? Então, faça a sua parte e seja feliz. Que assim seja!

(*) Odilon Medeiros – Consultor em gestão de pessoas, palestrante, professor universitário, mestre em Administração, especialista em Psicologia Organizacional, pós-graduado em Gestão de Equipes, MBA em vendas Contato: om@odilonmedeiros.com.br / www.odilonmedeiros.com.br

 

Odilon Medeiros *

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens