Quarta-Feira 08/01/2025 18:12

PMA taxidermiza 60 animais que farão parte do museu de Corumbá

Ecologia e Meio Ambiente - Educação

Foto: PMA

A PMA encerra nesta quarta-feira (13.12) as aulas práticas do curso de Taxidermia (empalhar) de Animais Silvestres e Educação Ambiental, do qual participam 30 alunos, sendo 22 policiais de 10 Estados e mais uma Boliviana estudante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que acabou de concluir o Mestrado em Corumbá e outras pessoas de instituições parceiras.

Desde ontem começou a principal parte do curso, que é a disciplina de Educação Ambiental, quando ocorrem discussões sobre a Educação Ambiental no Brasil e sobre a aplicação e andamento das Leis das Políticas Estaduais sobre o tema. Em seguida, os participantes de cada Estado apresentam os projetos de Educação Ambiental que são desenvolvidos pelas PMAs, visando a possível adaptação de trabalhos que um estado está desenvolvendo, para serem aplicados em outros.

O VII curso de Taxidermia (empalhar) de Animais Silvestres e Educação Ambiental, que ocorre no hotel Pesqueiro Anzol de Ouro, em Ladário, teve início dia 5 e encerra nesta quinta-feira (14.12), às 14h, com solenidade de inauguração do museu de Educação Ambiental da PMA de Corumbá, localizado à rodovia Ramão Gomes, km 1,5, nas proximidades da fronteira Brasil-Bolívia.

O museu de Educação Ambiental da PMA de Corumbá está localizado à rodovia Ramão Gomes, km 1,5, nas proximidades da fronteira Brasil-Bolívia.

Neste ano participam 30 pessoas. Além de policiais militares ambientais de MS, participam Policiais Militares Ambientais de mais 10 estados, procedentes do Maranhão, Piauí, Paraíba, Paraná, Alagoas, Santa Catarina, Espírito Santo, Amazonas, Pará e Rondônia.

Também participam pessoas de instituições parceiras da PMA nos trabalhos de Educação Ambiental: uma estudante da UFMS de Corumbá, um funcionário da empresa Caimasul (criação de jacarés) e a diretora do Instituto das Águas da Bodoquena (Iasb)

Já foram taxidermizados 42 animais de um total de 60 que serão concluídos hoje, entre eles, duas onças-pintadas mortas por atropelamento, uma onça-parda, lobo-guará, um tatu-canastra de 32 kg e mais várias aves, jacarés e peixes.

A Taxidermia aplicada à Educação Ambiental pela PMA de MS

A ideia desse tipo de trabalho de taxidermia é montar museus itinerantes de Educação Ambiental para se ter um atrativo às crianças e adolescentes para discutir as razões que levaram aqueles animais a estarem mortos e não na natureza. Trata-se de uma forma bastante didática, que tem fundamentado e tornado os trabalhos na área de Educação da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul extremamente requisitados, até porque, o museu de fauna itinerante é somente uma das oficinas utilizadas.

Entre os 60 animais taxidemizados estão: onças-pintadas e parda, lobo-guará, tatu-canastra, aves, jacarés e peixes.

Os trabalhos envolvem ainda oficina de reciclagem (discute-se – resíduos sólidos), do ciclo da água (discute-se recursos hídricos), a casinha da energia (discute-se sobre energias e seus impactos, bem como energias renováveis e limpas), plantio de mudas nativas (discute-se – desmatamento, assoreamento, importância da flora etc.), além do teatro de fantoches, em metodologia que permite ao atendido ter a noção de que o ambiente é um sistema complexo e, cada ente afetado, pode causar uma reação em cadeia, prejudicando todo esse complexo e, enfim, o homem nessa cadeia.

Além disso, cada oficina tem um panfleto com informações básicas, que são distribuídos aos professores, para que deem continuidade aos temas. 

Portal do MS /PH

Polícia Militar Ambiental, Ecologia e Meio Ambiente, curso de taxidermia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 6,182
Euro 6,373
Franco suíço 6,796
Yuan 0,844
Iene 0,039
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens