Sábado 21/12/2024 12:19

Reinaldo Azambuja decreta situação de emergência em Corumbá e Ladário

Estado - Natureza - Incêndios

Foto: Arquivo Subcom

 

Municípios pantaneiros concentram mais de 80% dos focos de calor em MS

Por conta do incêndio e da fumaça no Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja declarou situação de emergência por 180 dias em partes das áreas rurais de Corumbá e Ladário. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Fabio Santos Catarinelli, o novo decreto facilita o apoio do governo federal e soma-se ao de situação de emergência no Pantanal, publicado na sexta-feira (24.07).

“O Governo está usando um caminho jurídico para dar atendimento à população. Os decretos não são concorrentes, eles agregam”, explicou Catarinelli. Imagens de satélite revelam que, neste mês, Mato Grosso do Sul teve 9.530 focos de calor, 7.598 deles em Corumbá. Na segunda-feira (27.07) e nesta terça-feira (28.07), já são 394 focos - 320 no município pantaneiro. Vale lembrar que Ladário é um enclave, estando inteiramente dentro de Corumbá.

Para publicar o decreto, o governador Reinaldo Azambuja levou em consideração o aumento na quantidade de atendimentos nas unidades básicas de saúde, por causa de doenças relacionadas à qualidade do ar, e os indicadores climáticos que preveem piora na estiagem.

O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) tem emitido avisos meteorológicos de baixa umidade relativa do ar e de ondas de calor para o Estado e a Defesa Civil do Estado tem enviado alertas à população por SMS, orientando quanto a esse período crítico.

Uma força-tarefa está empenhada em conter o avanço do fogo, por meio de apoio aéreo e das forças de socorro locais. Um reforço no combate às chamas foi a chegada do Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira), que desde segunda-feira (27.7) está auxiliando no trabalho de bombeiros e brigadistas. Abastecido com 12 mil litros de água, ele opera a partir da Capital por conta do tamanho da pista.

Helicópteros da Aeronáutica e da Marinha também dão o apoio no combate aos focos de calor e permitem uma maior aproximação por terra dos bombeiros militares e brigadistas.

Cerca de 50 militares do Corpo de Bombeiros trabalham na operação, com o apoio de oito veículos terrestres da corporação. A maior dificuldade está no deslocamento até os focos porque os terrenos são acidentados, de difícil acesso.

Foram mobilizados para a Operação Pantanal II, bombeiros de Corumbá, Jardim, Aquidauana, Maracaju, Ponta Porã e Campo Grande, além de 18 brigadistas do Prevfogo, do Ibama. O Centro de Comando da Operação foi instalado em Ladário.

O decreto de situação de emergência em Corumbá e Ladário foi publicado nesta terça-feira (28.07) na página 25 do Diário Oficial do Estado.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

Não há eventos no momento.

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 6,107
Euro 6,406
Franco suíço 6,842
Yuan 0,838
Iene 0,040
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas
Videos

Não há videos no momento.

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens