Sábado 07/09/2024 22:01

Longe da TV há 12 anos, Laura Proença lembra síndrome do pânico após ser mãe: 'Desesperador'

Brasil - Comportamento - Famosos

Laura Proença relembra síndrome do pânico após ser mãe — Foto: Fabiano Battaglin

Laura Proença lembra com carinho de sua última novela, Duas Caras (2007), de volta ao ar no Globoplay. Vesga, sua personagem, teve final feliz na trama de Aguinaldo Silva, com direito até a casamento coletivo com Dagmar (Alexandre Liuzzi). Depois desse trabalho, ela ainda fez a minissérie Cinquentinha (2009) até decidir dar uma pausa na carreira para se dedicar exclusivamente à maternidade.

Foi nesse período, logo após o nascimento de seu primeiro filho, Leonardo, que a artista foi diagnosticada com síndrome do pânico. Em papo com o Gshow, Laura faz questão de frisar a importância de se falar cada vez mais sobre a saúde mental das mães.

"Decidi me dedicar à maternidade durante os primeiros anos do Leonardo, meu filho mais velho, que agora está com 10. Além da dedicação maternal, desenvolvi síndrome do pânico, algo totalmente novo e misterioso para mim (ainda mais há 10 anos, quando ninguém falava disso). Um assunto tão sério e tão importante de ser debatido, porque muitas mães têm diversos sintomas relacionados à saúde mental, ao emocional, mas quase não se fala sobre isso. Sempre romantizam a maternidade."

"Precisamos falar a verdade, todas as dores e maravilhas de ser mãe. Enfim, fiz tratamento durante um ano e meio e me curei, mas achava que não teria saída para mim, sabe? Foi desesperador! É uma questão grave, a saúde mental precisa ser levada a sério. Agora vejo muitas ações chamando atenção para o assunto."

Passada a fase turbulenta, Laura deu à luz Bernardo, seu segundo filho. E, com a vida estabilizada, resolveu que era hora de voltar à cena: "Eu estava mais adaptada à situação, àquele contexto e pude retornar aos palcos."

"Quando ele tinha mais ou menos 1 ano de idade, eu já estava com os dois na estrada fazendo a peça '50 Tons de Loucura' pelo Brasil e dividindo o palco com o querido Anselmo Vasconcellos. Foi uma experiência maravilhosa para todos nós, porque eles vivenciavam meu lado mãe e artista, subiam no palco ao final dos espetáculos, era uma farra na coxia! Até meu marido, que não é do meio artístico, ajudava na produção e assim nos mantínhamos mais unidos do que nunca."

Segundo Laura, a pausa na carreira foi fundamental para o seu processo de retomada à vida artística.

"Para que eu me sentisse à vontade, mais segura em relação à maternidade e à volta ao trabalho, que para as mães é sempre um pouco angustiante e principalmente para as que, assim como eu, sofreram com o pânico. Por isso, sempre que posso, aconselho, tento ajudar e digo que não podemos sofrer caladas!", ressalta Laura.

Longe das novelas, mas não da atuação, a atriz esteve recentemente na releitura on-line de "A Partilha", clássico de Miguel Falabella, ao lado de Totia Meireles, Helga Nemetik e Roberta Gualda. Também atuou na peça "Eu Sei que Vou te Amar", com Carmo Dalla Vecchia.

Prestes a lançar o filme "Nada é por Acaso", baseado no livro de Zíbia Gaspareto, com direção de Marcio Trigo, Laura também buscou se reinventar no isolamento social e criou o projeto, "Mulheres em Mim", em sua rede social, no qual encarna artistas icônicas, como Madonna, Carmen Miranda e Elke Maravilha.

Com saudade da telinha, ela diz guardar boas recordações de seu trabalho em Duas Caras, como uma cena de ação que gravou com ninguém menos do que Antonio Fagundes:

"Foi maravilhoso! Trabalhei com tanta gente bacana e me diverti muito. Nunca vou esquecer quando tive que gravar a cena da explosão da Whiskeria com o Antonio Fagundes. Recebemos o texto na hora e tivemos de gravar a cena em um único take, (ela não teria repetição), porque era a destruição do nosso cenário. Foi pura adrenalina! Depois mudamos para um outro cenário, uma saída sensacional que o Aguinaldo Silva teve para que não houvesse restrição no horário da novela."

A arte está em seu DNA. Filha do pianista erudito Miguel Proença, Laura é afilhada artística de Bibi Ferreira e de batismo da cantora lírica Maria Lucia Godoy:

"Pela convivência com meus pais e pelo nível de excelência deles com a música, a disciplina e tudo mais, eu acabei adquirindo uma autocobrança natural e saudável."

Perda da mãe por complicações da Covid-19

A pandemia deixou marcas profundas na artista, que sofreu, como milhares de famílias brasileiras, a perda de alguém próximo. No caso dela, foi a morte da mãe, professora de piano, vítima da Covid-19.

"Foi muito, muito difícil! A morte por Covid é ainda mais dolorosa, porque o fato de não podermos nos despedir é algo muito sofrido. Realmente é uma dor que não tem como dimensionar. Mas a vida continua e o tempo vai transformando essa dor em saudade, e ficam as lembranças."

"Tenho uma família muito unida e amorosa, o que ajuda muito. O amor salva e cura as feridas. E sei que minha mãe não se foi, ela está aqui dentro de mim, viva!"

Saúde e vaidade

Além de cuidar da mente, Laura também é disciplinada com a saúde do corpo: "Eu me cuido bastante. Malho todos os dias e tenho uma alimentação balanceada, com minhas escapadinhas de fim de semana, é claro, mas sempre com equilíbrio."

"Quanto à mente, tudo está associado. Busco a música para relaxar: 'quem dança seus males espanta', e sempre depois da malhação eu danço um pouco."

"Cuido muito da minha pele, não pego sol no rosto há anos e já fiz alguns tratamentos estéticos. Por exemplo, uma vez por ano faço o ultraformer e o sculptra, eles servem para estimular o colágeno e melhorar a pele, e passo cremes todos os dias nos olhos, rosto e pescoço."

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,728
Euro 6,252
Franco suíço 6,699
Yuan 0,802
Iene 0,039
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens