Sábado 07/09/2024 22:02

Paulo Rocha conta como foi voltar a atuar em Portugal após 10 anos, e diz não se incomodar com título de galã

Brasil - Comportamento - Famosos

Paulo Rocha conta como foi voltar a gravar em Portugal, sua terra natal, após 10 anos longe — Foto: Divulgação/Marcio Farias

Ao contrário de muitos colegas de profissão que deixaram o Brasil para viver em Portugal, o ator português Paulo Rocha não cogita sair daqui e voltar para sua terra natal. Só a trabalho, como aconteceu durante a pandemia. Depois de 10 anos atuando em solo brasileiro, ele retornou para gravar a trama portuguesa "Amor, Amor", e também o seriado medieval "Rainha Bastarda", previsto para estrear por lá em dezembro.

Paulo chegou ao Rio de Janeiro aos 33 anos, em 2011, para interpretar o Guaracy, em Fina Estampa, a convite do autor Aguinaldo Silva, depois de vê-lo atuar na novela portuguesa "Vingança". Não planejava fixar residência, até que foi emendando trabalhos, conheceu Juliana Pereira, se casou e teve um filho: José Francisco, hoje com 3 anos.

Ao Gshow, o artista de 44 anos conta como foi voltar a gravar uma novela em Portugal, em meio à quarentena, e explica por que não sente mais vontade de morar lá:

"Passou uma década de grandes felicidades, de grandes realizações profissionais e, sobretudo, pessoais, né? Constituí família aqui no Brasil, onde tenho minhas raízes hoje em dia. Então, a menos que aconteça alguma coisa, meu futuro é aqui, com minha família", pontua o ator.

"Eu fui para Portugal para trabalhar e quando terminou regressei à casa. Nunca passou pela nossa cabeça se quer fazer uma vida dividida aqui e lá, porque nossa base é aqui, nossa vida é aqui."

De volta às telinhas portuguesas

"Portugal aconteceu por conta da pandemia. Teve essa oportunidade. Havia um desejo muito grande de que eu voltasse a trabalhar ao longo dessa década que fiquei aqui. Quase todos os anos, eu recebia convites para projetos interessantes lá. Mas sempre foi muito difícil, porque eu estava emendando trabalhos na Globo e também era a minha prioridade ficar."

"Mas esse momento em que a gente está passando abriu espaço pra fazer esse projeto, e o convite era muito bom. Também foi uma oportunidade para, de alguma forma, eu ficar um pouco mais com o meu pai, que eu não estava conseguindo nesses últimos dez anos."

Contato com a família portuguesa

Paulo ficou quase um ano fora de casa. A esposa e o filho foram visitá-lo em alguns momentos, mas, por conta do lockdown, o ator acabou ficando boa parte do tempo sem a família: "As coisas não funcionaram da forma como eu estava esperando, mas foi muito bom porque meu filho também pode ficar um pouquinho mais próximo do meu pai."

"Eles iam e vinham pontualmente, ficavam uns dois meses e voltavam. Passaram o Natal e o Réveillon comigo, depois eu fiquei sozinho", recorda.

Gravar na pandemia

O ator também explica como foi gravar em meio à tantas restrições para conter o avanço da Covid-19: "Trabalhei bastante na novela. Foi um processo intenso. Durante aproximadamente dois meses, só as farmácias ficaram abertas lá, em horários específicos. Os hospitais e os supermercados também."

"De resto, estávamos completamente fechados em casa e nada estava funcionando. Do meu ponto de vista, isso ajudou a suavizar um pouco a minha saudade porque, como a gente gravava muito e durante horas, quando terminava eu ia pra casa e tinha menos distrações, me concentrava e estudava."

"Nós éramos testados todas as segundas e sextas-feiras. Não houve cenas de maior contato. Seguimos todos os protocolos."

Após a trama, Paulo foi convidado para protagonizar uma série medieval e, já que estava por lá, aceitou. Uma curiosidade: a atriz que já foi filha dele em uma trama adolescente anos atrás, dessa vez, foi escalada para viver seu par romântico:

"Trabalhei durante muitos anos em Portugal. Quando eu cheguei ao Brasil já tinha feito umas 10 novelas lá, que é um meio relativamente pequeno. Foi bom, porque eu reencontrei muita gente com quem já tinha trabalhado, e com quem eu gostaria de trabalhar, mas que não tinha sido possível."

"Foi até engraçado, porque a atriz que fez minha filha em um seriado adolescente, dessa vez foi meu par romântico."

Artista versátil

Um dos maiores galãs da TV atualmente, há dois anos Paulo passou por uma mudança radical quando fez Se Eu Fechar Os Olhos Agora e impactou o público. Mais do que raspar o topo da cabeça, deixou o bigode crescer e engordou 10 quilos para viver o açougueiro Joel na série.

Seis meses de boné

"Essa ideia foi amadurecendo, ele foi sendo construído, mas o toque final veio quando eu me olhei no espelho, depois de ter feito esse corte, e não me reconheci. Na verdade, nunca me reconheci nesse personagem."

"O curioso é que, durante seis meses, eu andei de boné. Me comprometi até a estreia do seriado. Não porque eu estava me sentindo feio, isso ou aquilo... Não foi para esse lugar. Era para não revelar o segredo. Foi bastante prazeroso para mim. Um processo incrível."

Paulo Rocha aproveitou o tempo para Portugal para passar um tempo com seu pai — Foto: Divulgação/Marcio Farias

Retomar os treinos de boxe e regular a alimentação o ajudaram a eliminar os quilos adquiridos para o personagem.

"Apesar do meu biotipo, da forma como o público brasileiro me conheceu - que foi através do Guaracy, carismático e amoroso, um bonito disfarçado - eu tive a sorte de ao longo dessa década ter feito personagens variados. Fui tendo desafios para além do arquétipo que seria mais seguro para mim ser catalogado. E a prova de que isso é legal está na reação do público com o Joel. No fundo, é para isso que a gente trabalha."

"Não me incomoda a nomenclatura do galã, porque não me sinto estigmatizado por ela."

"Acho que posso ser um vilão careca, com mais 10 ou 15 quilos, ou um galã de praia simpático e que faz todo mundo se apaixonar por conta do seu interior."

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,728
Euro 6,252
Franco suíço 6,699
Yuan 0,802
Iene 0,039
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens