Atendendo solicitação Mapa permite ampliação do prazo de plantio do milho safrinha
Estado - Agropecuária - Prazo de Plantio
Após pedidos do governador André Puccinelli, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ampliou o prazo para o plantio do milho safrinha em Mato Grosso do Sul. O prazo, que inicialmente era para 28 de fevereiro e depois foi alterado em algumas regiões para o dia 10 de março, foi estendido até o próximo dia 20. A informação é da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa que se encontra em Brasília.
A decisão do Ministério da Agricultura atende um pedido da classe produtora entre produtores rurais, cooperativas agropecuárias e suas lideranças, mas principalmente a do governo do Estado, por meio da Seprotur que desde o mês de fevereiro vêm atuando junto àquele Ministério na tentativa de ampliar o prazo para o plantio do milho 2ª safra. A Portaria com a ampliação do prazo já está em fase de publicação.
De acordo com o superintendente de agricultura e pecuária da Seprotur, Jerônimo Alves Chaves, o pedido da classe produtora ganhou o esforço do governo do Estado que encaminhou diversos ofícios ao Ministério. “Entre os dias 18 e 25 de fevereiro, a secretária e o governador encaminharam pedidos para o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural, para a Secretaria de Políticas Agrícolas e Coordenadoria de Zoneamento Agrícola reiterando a dilatação do prazo para o plantio do milho 2ª safra”, comentou.
Nas justificativas encaminhadas ao Ministério, o governador André Puccinelli demonstrou preocupação com o plantio do milho, ressaltando que houve retardamento no plantio da soja no verão, em decorrência de chuvas em agosto e setembro do ano passado, associando a este quadro um grande número de dias com céu encoberto e noites frias no período de desenvolvimento, ocasionando, desta forma, atrasos na maturação e na colheita. Estes atrasos ocorridos retardaram o plantio do milho safrinha, dificultando o acesso ao crédito rural e principalmente ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e seguro rural, pelo não cumprimento das normas sobre o zoneamento agrícola.
Outro ofício encaminhado ao Ministério, assinado pelo governador André Puccinelli, reiterava o pedido de ampliação do prazo do plantio do milho safrinha justificando que "somente os municípios localizados nas regiões norte e nordeste do Estado foram atendidos e parte daqueles localizados na região centro-sul com solos de potencialidade limitada". O pedido era para atender também áreas de grande concentração da produção.
“A ampliação do prazo para 20 de março vai atender o eixo Campo Grande-Dourados-Ponta Porã, dotados de solos mais argilosos, com elevada potencialidade agrícola”, informou Jerônimo Alves Chaves. Este plantio representa 2/3 da produção do Estado.
O superintendente de agricultura e pecuária da Seprotur, disse que a estimativa da produção do milho safrinha em Mato Grosso do Sul é de 3,5 milhões toneladas, o que representa 16% da produção nacional. O Estado deve plantar mais de 900 mil hectares desta cultura em tempo definido dentro das normas do zoneamento da agricultura. O milho da 2ª safra representa 46% do consumo nacional.
“Esta medida do Mapa deverá possibilitar que a maior parte dos produtores consiga plantar um milho 2ª safra dentro dos novos prazos fixados podendo assim ter acesso ao crédito rural, ao Proagro e ao seguro agrícola”, concluiu Jerônimo Alves Chaves.
Noticias MS
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 6,182 |
Euro | 6,373 |
Franco suíço | 6,796 |
Yuan | 0,844 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,006 |
Atualizado