Na contramão de outros países, casos e mortes por Covid-19 estão em queda em Mato Grosso do Sul
Estado - Saúde - Covid-19
Foto: Correio do Estado
Casos de Covid-19 estão crescendo na Europa, China e Estados Unidos da América (EUA). O Brasil está em alerta após os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas confirmarem casos da subvariante Ômicron BQ.1.
A China contabilizou 5,5 mil testes positivos nesta segunda-feira (7), o maior número em seis meses. Em contrapartida, o número de confirmações está em queda em Mato Grosso do Sul.
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) apontam que 127 casos foram registrados, de 1º a 8 de novembro de 2022, em MS. Com isso, em média, 18 casos são confirmados por dia.
O penúltimo boletim epidemiológico trouxe 322 testes positivos em uma semana. A média foi de 46 casos confirmados por dia. O antepenúltimo teve 440 confirmações em sete dias, uma média de 62 casos diários.
Os óbitos também estão em queda. Foi registrado um óbito no período de 1º a 8 de novembro; dois óbitos entre 25 de outubro e 1º de novembro e duas mortes entre 18 e 25 de outubro.
A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com o secretário de Saúde, Flávio Britto, para saber qual a situação de MS e se há motivo de preocupação, mas, até o fechamento desta reportagem, não fomos respondidos.
O boletim epidemiológico não divulgou, nesta terça-feira (8), o número de pacientes internados, recuperados e pessoas em isolamento domiciliar.
O Estado totaliza 582.454 testes positivos desde o início da pandemia.
Os municípios que registraram casos confirmados, entre 1º e 8 de novembro, são Campo Grande (12), Santa Rita do Pardo (11), Dourados (10), Naviraí (10), Sete Quedas (9), Deodápolis (8), Ponta Porã (8), Bonito (6), Nova Alvorada do Sul (6), Vicentina (6), Bataguassu (4), entre outros.
Sintomas da Covid-19
É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:
Febre
Tosse seca
Perda do olfato
Perda do paladar
Falta de ar
Dificuldade para respirar
Dor ou pressão do peito
Transmissão
O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:
Tosse
Espirro
Catarro
Apertos de mão
Contato pessoal próximo
Contato com objetos contaminados
Prevenção
Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:
Vacinação contra Covid-19
Uso de máscara
Uso de álcool gel
Lavagem das mãos com água e sabão
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
Não compartilhar objetos pessoais
Ventilar ambientes
Evitar aglomerações e espaços fechados
Correio do Estado/KV
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão