Quarta-Feira 08/01/2025 01:07

Nove municípios de MS estão situação crítica e quatro em estado de emergência

Estado - Ações Públicas - Catástrofe Ecológica

Mesmo com o sol já saindo de trás das nuvens, chuva pode continuar. Nove municípios de Mato Grosso do Sul estão em situação crítica e quatro já decretaram estado de emergência por causa das enchentes dos rios da região do Pantanal. Diversas áreas do norte do estado foram atingidas por uma forte chuva nos últimos dias. O último balanço da Defesa Civil estadual registra 226 pessoas desabrigadas (alojadas pelo Poder Público, porque perderam suas casas) e 633 desalojadas (que estão em casa de parentes ou amigos), além de 52 mil afetadas, mas que não precisaram deixar suas casas.

Os afetados são aqueles que têm problemas como abastecimento de água ou perderam suas lavouras, devido ao excesso de chuva ou transbordamento de rios. O Rio Aquidauana destruiu a ponte que liga o município à BR-262. O nível do rio subiu 6,9 metros (m), de 3,5 m – que é o normal – para 10,4 m, e a inundação já deixou 148 pessoas desabrigadas ou desalojadas no município.

Além de Aquidauana, que tem uma população de aproximadamente 45 mil habitantes, decretaram emergência os municípios de Anastácio, Coxim e Paranaíba. A mesma atitude deverão tomar as prefeituras de Ribas do Rio Pardo, Dois Irmãos, Miranda, Rio Verde, Camapuã e São Gabriel, onde as lavouras de soja foram inundadas e tornam impossível a colheita. A Defesa Civil do estado classifica como crítica a situação de Aquidauana, Anastácio, Coxim, Paranaíba, Dois Irmãos, Coxim, Corumbá, Ribas do Rio Pardo e Camapuã.

O coordenador da Defesa Civil estadual, coronel do Corpo de Bombeiros Ociel Ortiz Elias, informou à Agência Brasil que os municípios atingidos pelas enchentes estão recebendo ajuda do governo estadual, com o envio de mantimentos, água potável, lençóis e fraldas. Ele disse será feito um levantamento da situação em todas as cidades para que seja encaminhado ao governo federal um pedido de recursos para reconstrução das áreas afetadas, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

No município de Dois Irmãos do Buriti (a 120 quilômetros (km) da capital), a ponte de madeira sobre o Rio Jatobá foi levada pela enxurrada, na região de Rochedo. Em Paranaíba, a 410 km da capital, segundo a Defesa Civil, toda a população de 43 mil pessoas está sem abastecimento de água potável porque as chuvas danificaram e inundaram a estação de tratamento.

Conforme informações do decreto de emergência, assinado pelo prefeito José Garcia de Freitas em Paranaíba, o excesso de chuva danificou pontes nas áreas urbana e rural, inundou diversas ruas, causou rachaduras em diversas casas. Houve transbordamento dos rios Santana, Barreiro, Córrego Fazendinha e Córrego Cachoeira. No total, 20 famílias estão desabrigadas.

A situação também é considerada crítica em Coxim (a 250 km de Campo Grande), onde o Rio Taquari subiu de 3,2 metros para 5,6 metros. No total, 70 famílias estão desabrigadas e 300, desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, 7 mil pessoas foram afetadas pela enchente no município.

Mídia MS

Nove Municípios, MS, Situação Crítica, Estado de Emergência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 6,182
Euro 6,373
Franco suíço 6,796
Yuan 0,844
Iene 0,039
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens